PET Turismo Realiza Projeto de Educaão Patrimonial nas Escolas Municipais de Santa Vitória do Palmar/RS

Por Mara Rosana Alessandretti

No mês de setembro de 2014 o grupo do Programa de Educação Tutorial PET Turismo deu início ao Projeto de Educação Patrimonial em Santa Vitória do Palmar. Este visa articular pesquisa, ensino e extensão por meio do fortalecimento do diálogo sobre a educação patrimonial nas escolas da rede pública do município e está direcionado aos alunos do quinto ano do ensino fundamental.


As primeiras escolas a serem contempladas com o projeto foram: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Augusto Álvaro de Carvalho, localizada no Balneário do Hermenegildo, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oriete Izidora de Oliveira Garcia.


A proposta apresenta um formato de quatro encontros realizados nas escolas municipais, sendo uma visita por semana com duração de aproximadamente 3 horas.


Em cada encontro é apresentada as seguintes temáticas:
1º- Palestra – “Educação patrimonial”;
2º- Atividade Lúdica – Jogo da memória virtual sobre o patrimônio e os atrativos turísticos de Santa Vitória do Palmar;
3º- City Tour pelo centro histórico do município;
4º- Atividade de fechamento.


Além disso, as crianças receberam, no primeiro encontro, um kit composto pela Cartilha de Educação Patrimonial, caderneta, régua e lápis personalizados com a temática do projeto, com vista a sensibilizá-los com relação às potencialidades turísticas, a fim de despertar um olhar turístico sobre o município para a comunidade local.

Comentários

Postagens mais visitadas